sexta-feira, 9 de maio de 2008

Servindo um café

Antes mesmo dos primeiros raios do nascer do dia, já o aroma quente e gostoso do café perambulava solto pela casa, pondo todos, num acordar, embora preguiçoso, de muito gosto. Especialmente em dias como aqueles de um friozinho malemolente. A casa cheia pedia sempre farto café-da-manhã, daqueles de fazer estômago virar um faminto e esmerado roncador. De um colorido encantador, alimentava-se logo os olhos com um prazer único causado pela beleza da mesa posta num evidente cuidado e carinho de quem gosta do que faz. Frutas, queijos, pães frescos, geléias, biscoitinhos e, claro, o café preto e pronto depois de despertar o povo com seu perfume fervente. Um misto desejado de cores e formas cheirosas. Devorá-lo todos os dias era fácil; difícil era por ventura estar em lugar distante de seu endereço e não recordá-lo com uma saudade de um tanto a desfazer o costumas bom apetite. Não era desmerecimento aos feitos alimentícios matinais estranhos àquele; parecia mesmo é que o olfato exigente e o estômago mal acostumado faziam birra quase infantil e involuntária numa batalha com um cérebro carente de mastigação. Por fim, a boa educação mandava degustar o café estranho, mesmo que o comparando ao absolutamente incomparável. A plena satisfação era algo distante, mesmo que se chegasse a desagradável sensação de barriga pesada e esticada por comer além do que o organismo necessita. Aquele café ia além de um simples ato para saciar necessidade de um ser humano. Dava a impressão de que junto com cada pedacinho de pão amanteigado e molhado a goles do café, engolia-se também uma boa dose de afeto, a qual deslizava afagando a alma e culminando com a deliciosa sensação de ter por sobre si um olhar doce e materno; quase uma benção protetora, sem a qual era difícil sair de casa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vc leu os livros de JRR Tolkien?
sua descrição de detalhes é tão rica quanto à dele!
faltou falar a composição do pão, suas kcal e se tem gergilim ou nao!
e quanto ao café, se foi colhido no período entresafras. Com ctz eu farei feio na minha parte de escrever o livro. Mas com ctz vc tem uma grande potencial pra dominar a lingua portuguesa.
Bjs

Anônimo disse...

Tá vendo? alguns erros de português sempre passam! por isso existe a revisão ortográfica! hehehe

Anônimo disse...

Eu quero desse caféééééé!!! Comparado com o café rápido e impessoal de hoje em dia, quando só se come por que se deve, esse seu café aí é mágico!

Anônimo disse...

Sempre soube que voce sentia falta do café da minha casa...ai ai Morra de inveja :p

Anônimo disse...

Cadê, vai publicar mais não?

Anônimo disse...

Tá na hora de atualizar isso! hehee

Carrie, a Estranha disse...

Oi!

Sua irmão, Camila mandou eu vim aqui! Vim e adorei! Ainda mais porque a minha família é mineira e temos uma tradição de longos cafés da tarde com quitandas, roscas e rosquinhas e toda sorte de amanteigados e sequilhos. Tenho uma tia q diz q café cura tudo, qualquer tristeza. E minha mãe diz, q, ao contrário, em geral não é o cheiro do café q a faz acordar, mas o barulho das xícaras e louças sendo colocadas na mesa. Seu despertar é mais auditivo do q olfativo.

Eu acredito, assim como Mário Quintana, q o café é intelectual enquanto o chá é mais espiritual.

bjs